O alho faz parte de um grupo de alimentos chamados funcionais que têm componentes benéficos para o corpo. Mas para absorver todas essas propriedades terapêuticas é preciso consumir o alho cru.

Nossos Cuidadores de Idosos, quando solicitados, podem informar sobre muitos benefícios de determinados alimentos.

Quando consumido da forma correta, o alho é um importante aliado na prevenção e combate a diversas doenças. A ciência já identificou cerca de 30 propriedades terapêuticas.

 

Entre elas a alicina: um aminoácido eficaz no tratamento de doenças cardíacas. O ajoeno, que previne a formação de coágulos e também é antiinflamatório. A alicina é um podero antibiótico. A quercetina é um antialérgico. O alho também é rico em selênio, que tem ação antioxidante e ajuda a combater os radicais livres. Os ácidos fenólicos têm atividade antiviral e antibactericida, além das saponinas, que segundo as pesquisas previnem o câncer.

 

Uma sugestão para aproveitar todo esse potencial e afastar o risco das gripes nessa época do ano é um chá de alho. Preste atenção nas dicas para o preparo:

 

Coloca a água, não deixe ferver, mas só fazer bolinhas na lateral da panela. Joga em cima da xícara, onde vai estar amassado o alho, e os outros ingredientes que você quiser, deixa abafado um pouquinho ali e depois bebe. Cinco minutinhos, ótimo, antes de dormir.

 

Cozinhar o alho com carne, reduz substâncias químicas cancerígenas em carne cozida que se acredita estar ligado ao câncer de mama em mulheres que comem carne.

 

O alho pode ser ingerido com a salada – corte o dente em pequenas rodelas e misture com o azeite na salada. Ou pode ser ingerido no arroz – basta cozinhar e, pouco antes de estar pronto, jogar as rodelas de alho.

 

Outras receitas simples:

 

Chips de Alho

 

Patê de Alho

 

Lentilhas com Alho e Tomate-Cereja

 

Pastinha Light de brócolis, alho e queijo

 

Obs: Este artigo é meramente informativo. Não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

 

error: Content is protected !!
Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram