O mel, além de muito saboroso, é um alimento, muito versátil que pode ser usado para fortalecer o sistema imune, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Além disso o mel o considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante. O mel é o único alimento naturalmente doce que contém proteínas e sais minerais, como potássio e magnésio, que são importantes para a saúde.

Para os chineses, o mel é um alimento de natureza neutra, que pode ser consumido por pessoas de todas as constituições e que serve para tonificar os órgãos, como o pulmão e o estômago.

O Mel é uma fonte de frutose, glucose e sacarose. O Mel também fornece vitaminas e alguns minerais como o Cálcio, Magnésio, Potássio e Fósforo.

BENEFÍCIOS

O Mel é conhecido por fornecer energia instantânea, pois é alto teor de glicose. Isso ajuda a manter os minerais no organismo.

O Mel faz maravilhas para a pele, pois ele age como um hidratante natural, o que ajuda na prevenção de pele seca.

O Mel é benéfico para marcas de corte e queimaduras que podem ser reduzida através de aplicações.

O Mel é um ótimo substituto do açúcar. É um ingrediente natural e oferece menos calorias e é mais doce.

A ingestão de Mel com água morna e limão pela manhã ajuda a desencadear o metabolismo.

O Mel é uma rica fonte de antioxidantes que o torna-se realmente um poderoso combatente contra o câncer. Os Antioxidantes reduzir o metabolismo das células cancerosas no corpo, reduzindo assim a probabilidade de ocorrência de câncer.

O consumo de mel durante uma infecção de garganta podem ser realmente útil, pois reduz a inflamação da garganta.

O Mel é considerado como uma bebida probiótica e contém boas bactérias que são úteis para o nosso corpo.

O mel quando associado a outros ingredientes também é bom para:

Com própolis: alívio dos sintomas de faringite, amigdalite, gripe e resfriado. O própolis é utilizado pelos humanos como antibacteriano, antifúngico, antiviral, estimulador do sistema imunitário, cicatrizante e regenerador de tecidos.

Com canela: auxilia na digestão combatendo a má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Assim, após uma refeição exagerada, pode-se fazer um chá e adicionar um colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão.

Com limão: previne o aparecimento de gripes e resfriados pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico.

Com leite: ajuda a melhorar a qualidade do sono.

CONTRAINDICAÇÕES

Diabéticos: Os diabéticos devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue. O açúcar do mel é um dos tipos de carboidrato que o diabético deve evitar.

Alérgicos: Pessoas sensíveis com tendência a alergias podem desenvolver reações alérgicas manifestando mal estar gástrico e até dor de estômago, devido aos grãos de pólen presentes no mel.

RECEITAS

Cenourinhas com Mel

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

1 pacote de cenouras “baby”

2 colheres de sopa de Mel de Flores do Campo

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

2 colheres de chá de dill (endro) fresco

2 colheres de chá de tomilho fresco

Modo de preparo

Derreta a manteiga em uma frigideira em temperatura média. Coloque as cenouras, o mel, o açúcar mascavo, o dill e o tomilho e misture de forma delicada. Cozinhe até as cenouras ficarem macias. Sirva em seguida.

Pera Assada com Mel e Nozes

2 peras grandes e maduras

¼ de colher de chá de canela em pó

2 colheres de chá de Mel de Flores de Laranjeira

¼ de xícara de chá de nozes picadas

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno em 180°C. Corte as peras na metade e as coloque em uma assadeira. Você pode cortar a parte arredondada de trás da pera para que ela fique fixa na assadeira. Retire as sementes da pera e, em seguida, polvilhe a canela, coloque uma porção das nozes picadas e meia colher de chá por cima de cada metade. Leve ao forno por 30 minutos. Espere esfriar e sirva.

Bolo de Mel com Frutas

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

1 xícara (chá) de farinha de trigo comum

1 xícara (chá) de açúcar mascavo orgânico

1 xícara (chá) de leite de soja

½ xícara (chá) de damasco seco picado

½ xícara (chá) de tâmaras picadas

2 ovos orgânicos

4 colheres (chá) de mel orgânico

2 colheres (chá) de fermento químico

1 colher (sopa) de óleo de coco extra virgem

Modo de Preparo:

Bater as claras em neve e reservar. Em uma tigela grande, misturar o leite, o açúcar, as gemas, o mel, o óleo de coco e as farinhas aos poucos. Juntar as frutas e misturar delicadamente. Adicionar as claras e o fermento até incorporar a massa. Despejar a massa em forma untada e polvilhada. Levar ao forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 45 minutos ou até dourar.

Rendimento: 12 porções

Obs: Este artigo é meramente informativo. Não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

error: Content is protected !!
Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram