O Própolis, também conhecido como cola de abelha, é na verdade um tipo de material resinoso que as abelhas recolhem nos pés de flores, brotos e outras fontes de seiva. Este Própolis é então levado de volta para a colmeia, onde ele é essencialmente usado como cola para consertar danos em partes da colmeia. Embora a cera de abelhas é geralmente usado para a construção em grande escala, este Própolis é utilizado continuamente para reparar a sua casa.

As propriedades terapêuticas da Própolis foram descobertas em tempos remotos. Já os antigos egípcios a utilizavam para cuidar do aparelho respiratório, de estados gripais, infecções de pele, cicatrização de feridas e outras infecções variadas.

A própolis pode ser usada tanto na prevenção como no tratamento da gripe, asmas, bronquites e constipações. O seu uso já é consagrado no tratamento de sinusites, amidalites e rinites.

Não pode ser ingerido por muito tempo seguido porque acaba agindo, também, contra as bactérias que são importantes para o bom funcionamento do organismo.

Benefícios

1) Anti-microbiano. Ajuda principalmente na gripe. Costumamos tomar muito aliado ao xarope.

2) Ajuda a construir e manter os tecidos ósseos saudáveis.

3) Ajuda a modular a pressão arterial. Há uma enzima chamada Tirosina Hidroxilase (TH), que limita o tanto de óxido nítrico que pode ser produzido. Assim, evitando um ataque cardíaco.

4) Acalma os sintomas de alergias. Ela é uma ótima substância para o alívio de sintomas da rinite alérgica. Portanto, se tomar uma vez ao dia, melhora a alergia.

5) Previne o câncer de próstata: este tipo de câncer, é diagnosticado em homens e para ajudar, a própolis entra como um medicamento.

6) Pode ajudar na intoxicação alimentar como, também em outras condições. A atividade antimicrobiana combate os germes que a causam.

7) Os cientistas testaram contra as células cancerígenas, assim descobrindo que as células cancerosas morreram e deixando apenas as células normais vivas.

8) Ajuda a manter o esmalte do dente e a prevenção de cáries e doenças. Algumas empresas já estão incluindo a própolis em pastas dentais.

9) A própolis libera na pele substâncias antibacterianas, o que combate a acne.

10) Os antioxidantes contidos na própolis podem atuar na aceleração da cicatrização de feridas, estimulação do fluxo sanguíneo e do crescimento nestas áreas, juntamente com a redução da inflamação.

O preço do extrato de Própolis varia entre os 8 e os 20 reais, e pode ser comprado em drogarias, lojas de produtos naturais, farmácias ou em lojas on-line, não sendo necessária receita médica.

O Extrato de Própolis deve ser usado consoante a necessidade e o seu modo de uso depende do problema a tratar:

  • Regeneração dos tecidos, cicatrização e espinhas: aplicar 1 ou 2 gotas sobre a ferida sempre que trocar o curativo e aplicar sobre a espinha 4 a 5 vezes por dia.
  • Problemas respiratórios: colocar algumas gotas de extrato de própolis em água fervida e fazer inalações com o vapor de água.
  • Dor de garganta: Numa xícara de água, adicionar 4 a 5 gotas de extrato de própolis e usar para gargarejar a garganta. Esta solução pode ser usada varias vezes por dia, consoante a necessidade.
  • Tosse irritativa ou com catarro, gripe, sinusite, amigdalite: colar 3 a 4 gotas de extrato ao chá ou adicionar 1 ou 2 gotas a 1 colher de mel. Tomar varias vezes por dia, sempre que necessário.

Como alternativa à água também se pode adicionar o extrato em sucos de fruta e chás, na mesma quantidade, ou 4 a 5 gotas pingadas em uma colher de sopa de mel. Aconselha-se tomar igualmente 2 a 3 vezes ao dia.

Obs: Este artigo é meramente informativo. Não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

error: Content is protected !!
Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram